...
CARTA À COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA DA UNIFESP

Vivemos atualmente uma das maiores crises da história da humanidade e, no contexto brasileiro, a combinação de crises sanitária, política, econômica, ambiental e civilizatória com o negacionismo que refuta o conhecimento científico. Este quadro aponta a necessidade cada vez maior da Universidade Pública cumprir o seu papel acadêmico e social: produzir conhecimento e possibilitar aprendizagens em diálogo com a realidade em que vivemos, para transformá-la.

Neste contexto, temos clara noção da importância do Estado brasileiro, fundado na soberania popular, no sentido de garantir os direitos de seus cidadãos, notadamente nesse período de enfrentamento da pandemia da COVID-19 e no pós-pandemia, destacando a importância das políticas públicas, da defesa intransigente da democracia e da construção de um país soberano, mais justo, solidário e que se comprometa com as esperanças das gerações futuras.

Como candidato a Reitor e candidata a Vice-Reitora pela Chapa 1 - “FAZEMOS UNIFESP: pela democracia e pela vida” declaramos nosso compromisso com a Universidade pública, de qualidade e socialmente referenciada, construída cotidianamente pelas ações de milhares de servidores públicos, entre docentes e técnicos(as), estudantes de graduação, pós-graduação e extensão universitária, de forma a manter-se em interação com a sociedade e apoiando políticas públicas necessárias para desenvolvimento do país.

Entendemos que todo o ciclo da educação infantil à pós-graduação, deve ser qualificado como política estratégica de Estado, transcendendo a transitoriedade dos governos. Para tanto, nossa agenda de compromissos públicos é trabalhar em defesa da educação pública de qualidade, que forme cidadãos conscientes e com capacidade propositiva nas diversas áreas do conhecimento e busque inovação tecnológica, social e em políticas públicas, em benefício da sociedade.

Nesse sentido, entendemos que é preciso trabalhar para continuar garantindo que a Universidade, com autonomia, possa assumir sua missão em um ambiente que permita tempos diferentes de outras instituições e empresas, onde perguntas possam ser livremente colocadas, onde a diversidade e a liberdade de pensamento, de expressão e de linguagens sejam garantidas. Uma Universidade que seja inclusiva e participativa, que valorize a convivência intergeracional, que construa permanentemente ampla rede de cooperação e colaboração, e que não se submeta ao colonialismo científico e cultural.

Esta é a nossa visão e a compartilhamos com a comunidade no intuito de trabalhar em um próximo ciclo de gestão, defendendo uma universidade democrática, participativa, com diversidade, autonomia, fundamentada para garantia de direitos universais ao povo brasileiro.

Desta forma, declaramos os nossos compromissos públicos para o próximo mandato da Reitoria da Unifesp:

  • Defender a autonomia universitária, como instituição do Estado brasileiro, que tenha garantido financiamento público estável, independente de desenvolver parcerias público-público e público-privadas, com prevalência do interesse público.

  • Fortalecer a política de permanência estudantil, especialmente na democratização do acesso e na garantia da permanência como prioridade na gestão.

  • Promover a inclusão na universidade, proporcionando espaços pedagógicos (de ensino- aprendizagem) e de produção de conhecimento que acolham as diferenças, combatam as desigualdades, defendam os direitos humanos, e estimulem a visão crítica, a abertura para o inédito e para a inovação.

  • Valorizar os servidores públicos e sua qualidade de trabalho e de vida, por meio da intensificação da promoção à saúde, da oferta de capacitação continuada, com incentivo para atuação na gestão pública, especialmente a efetivação da missão institucional em prol do serviço público.

  • Garantir um ambiente de convivência democrática, alinhada aos princípios da transparência e da gestão eficiente e participativa, prezando por relações humanas afetivas e saudáveis, pelo profissionalismo e pelo compromisso público.

  • Contribuir com o enfrentamento das desigualdades sociais, a sustentabilidade, a redução dos impactos climáticos do planeta, e a vida digna de todos os seres vivos, conforme metas da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas - ONU, em torno dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS).

  • Fortalecer a defesa do Sistema Único de Saúde – SUS ao oferecer alternativas acadêmico-assistenciais qualificadas, a partir de perspectivas interdisciplinares e baseadas nas melhores evidências científicas, e ao contribuir com a formação interprofissional e a produção do conhecimento.

  • Intensificar a cultura do planejamento e da participação na implementação das metas previstas no Plano Pedagógico Institucional - PPI e no Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI Unifesp 2021-2025, construídos de forma democrática pela comunidade universitária.

  • Ampliar a relação com a sociedade através de fóruns estratégicos de dupla via – representantes da sociedade conhecendo e sendo propositivos para as ações e atividades da universidade – e de estratégias de comunicação e divulgação do trabalho da Universidade, de forma a dar visibilidades às ações, processos e produtos para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

  • Fortalecer a cooperação e a internacionalização em temas convergentes, multicampi e estratégicos, produzindo ações de extensão e de produção científica que possibilitem o intercâmbio de conhecimentos, lugares e culturas com múltipla circulação de saberes, em especial os diálogos Sul-Sul.

Tendo como base esses compromissos, a continuidade dos avanços do projeto de Universidade em curso nos últimos anos, as diretrizes e metas constantes no Plano Pedagógico Institucional - PPI e no Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI Unifesp - fruto de ampla participação democrática -, assim como os desafios colocados diante do atual cenário de crise, consideramos fundamental o amplo diálogo e mobilização da comunidade universitária em torno da pactuação de uma agenda programática sólida e segura para o período 2021-2025.

Assim, nos colocamos abertamente para os debates, em defesa da Universidade, e a partir da construção coletiva, com a participação dos servidores docentes, técnicos, e estudantes da graduação, da pós-graduação e da extensão em torno do “Programa FAZEMOS UNIFESP: pela democracia e pela vida” ao longo desse processo eleitoral. Importante também destacar que a nossa candidatura só seguirá ao Conselho Universitário caso seja a vencedora no processo democrático de consulta à comunidade, garantindo assim nossa bandeira e ponto de partida a intransigente garantia da autonomia universitária.

 

São Paulo, 05 de novembro de 2020. 


 

Nelson Sass e Raiane Assumpção 

CHAPA 1 - FAZEMOS UNIFESP

www.fazemosunifesp.com

Contato
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube

Apoie a Chapa 1

©2020 por Fazemos Unifesp: pela democracia e pela vida