...

Manifesto em apoio à Chapa 1 – Fazemos Unifesp

Murilo Leal Pereira Neto

Professor da Eppen

Diretor acadêmico do campus Osasco (2013-2015)


Cláudia Alessandra Tessari

Professora da Eppen

Vice-diretora acadêmica do campus Osasco (2013-2015)

Pró-reitora adjunta de Planejamento (2017-2018)


Manifestamos publicamente nosso apoio e nosso voto na Chapa 1 – Fazemos Unifesp composta pelos professores Nelson Sass (candidato a reitor) e Raiane Assumpção (candidata a vicereitora).


Nosso apoio se baseia na firme convicção de que é a Chapa 1 a melhor opção para a Unifesp: é a Chapa 1 que tem os componentes mais preparados para o cargo; é a Chapa 1 que melhor representa a diversidade da nossa Universidade; é a Chapa 1 que apresenta melhor condição para defender valores e princípios fundamentais da Universidade pública numa conjuntura muito difícil como a atual.


Esses valores e princípios a que nos referimos são os da autonomia universitária, da democracia e do pluralismo, da valorização da ciência e da pesquisa, da função social da universidade e da extensão.


Consideramos os componentes da Chapa 1 – Fazemos Unifesp, professor Nelson e professora Raiane, os mais bem preparados, por possuírem experiência em gestão e política educacional, capacidade de atuação em condições adversas, capacidade de articulação de diversas áreas e diversos campi da universidade e pelo compromisso profundo com um projeto de universidade que começou a ser construído em 2013.


Vale lembrar que nas duas últimas gestões enfrentamos um ambiente de muita restrição de recursos e que, apesar disso, a Unifesp avançou significativamente: tivemos contratação de professores, criação de novos cursos e novos campi, reformas e construção de novos prédios e laboratórios, mantivemos a assistência estudantil.


Quanto ao campus Osasco, vivenciamos as pactuações que permitiram ao campus sair de uma situação muito precária em 2013 para uma condição atual de pleno funcionamento de seis cursos de graduação muito bem avaliados, apesar das dificuldades. Foram essas pactuações que permitiram a circulação de livros que não havia, a ocupação e construção do campus novo no terreno de Quitaúna, que era então um terreno baldio, a instalação dos laboratórios de informática, o recebimento de vagas para docentes e técnicos administrativos, entre outros.


Acreditamos que essas pactuações, realizadas na época entre o campus Osasco e a reitoria na figura da profa. Soraya Smaili, possam, agora, com Nelson e Raiane, ser renovadas, atualizadas e rigorosamente cumpridas, abrindo assim um novo horizonte para a EPPEN.


Por fim, acreditamos que esse é o momento de consolidarmos as importantes mudanças estruturais que foram realizadas na Unifesp nos últimos 8 anos: o fortalecimento da nossa democracia interna; o aprimoramento de nossa capacidade de gestão; a valorização dos servidores; a melhoria da estrutura para o ensino e pesquisa; além da firme defesa da expansão da universidade federal; a defesa da permanência estudantil; o estreitamento da relação da universidade com a sociedade; a defesa intransigente do seu caráter público e gratuito; e o entendimento da universidade como instituição fundamental para o enfrentamento das desigualdades e para o fortalecimento da democracia em nosso país.


É por isso que apoiamos e chamamos os colegas técnicos administrativos, professores e estudantes do campus Osasco a votarem Chapa 1 nos dias 16 a 18 dezembro de 2020.

Contato
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube

Apoie a Chapa 1

©2020 por Fazemos Unifesp: pela democracia e pela vida